Actoil

Blog Actoil

Voltar

Motores diesel continuam a dominar Europa mas França promete 'guerra'

12 dez

Estudo indica que os motores diesel continuam a dominar na Europa quando a gasolina domina no resto do planeta. Mas o governo francês está pronto para combater motores diesel em França e pode-se seguir o resto da Europa.

Com a evolução dos motores a gasolina, há cada vez menos opções com motor diesel nas gamas mais baixas – exemplo disso são os novos smart, Opel Adam ou novo Renault Twingo. Ainda assim, o diesel continua a dominar na Europa e na Índia, de acordo com um estudo da Bosch.

O mesmo estudo indica que um em cada cinco novos veículos no Japão é híbrido – o país que melhor aderiu aos dois motores.

Já os motores a gasolina continuam a ser os mais populares em todo o mundo e a China ocupa o primeiro lugar no número de carros vendidos com estes motores – por lá quase 100% tem motor a gasolina. Nos EUA e no Japão, apesar do domínio da gasolina, o valor é mais reduzido, de 75%.

No mercado europeu e indiano os carros a diesel ocupam cerca de 50% dos carros vendidos (em Portugal estima-se que este número esteja perto dos 80%, do domínio dos motores diesel) e há um aumento do uso do diesel nos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Graças a estes mercados, a Bosch estima que a quota de mercado dos carros a diesel cresça a nível mundial dos atuais 3% para 10% em 2018. Outra previsão indica que dos 113 milhões de veículos que devem ser vendidos em 2020 em todo o mundo, 6,5 milhões deverão ser híbridos, 3 milhões híbridos plug-in, e 2,5 milhões totalmente elétricos.

A Europa é que começa a preparar a redução dos veículos a diesel. Esta semana o primeiro-ministro francês anunciou planos para acabar com esses motores em França.

Manuel Valls disse mesmo que a preferência dos franceses pelo diesel – 80% usa diesel – «é um erro» e quer «desfazer esta realidade de uma forma inteligente e progressiva» com aumento da carga fiscal de forma «agressiva».

Uso de gás continua a crescer
Uma das tendências que tem ganho maior destaque a nível mundial é o automóvel com motor CNG (uma forma diferente de utilizar gás, semelhante aos motores que usam GPL).

Nos últimos dez anos, as vendas deste tipo de motor registaram um aumento de 25% em todo o mundo. Na Coreia do Sul, por exemplo, os veículos movidos a CNG já atingiram uma quota de mercado de 11%.

 

Fonte: Destak (Portugal)

Comentários 0