Actoil

Blog Actoil

Voltar

Demanda por óleo diesel cresce 4,7% em outubro

05 dez

O consumo de óleo diesel no país se aqueceu em outubro, como evidencia o balanço das vendas do produto divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em outubro, foram comercializados no país pouco mais de 5,73 bilhões de litros do derivado do petróleo – alta de 7% sobre as vendas do mês anterior – que haviam ficado praticamente estagnadas em relação a agosto.

Quando equiparado ao volume absorvido pelo mercado no mesmo período em 2013, o aumento registrado na demanda em outubro último encolhe, ficando em apenas 4,7%.

Os dez primeiros deste ano já somam 50,4 milhões de litros do derivado vendidos. Na comparação entre os primeiros dez meses de 2014 e 2013, o crescimento nas vendas alcança 3%.

Tipicamente, o mês de outubro é representa o último pico de crescimento nas vendas de óleo diesel do ano com as vendas esfriando consideravelmente em novembro e dezembro.

Se essa trajetória se repetir esse ano – e a demanda nos dois últimos meses ficar perto da média do ano que é de 5,04 bilhões de litros –, o ano de 2014 fecharam com um crescimento médio anual em torno dos 3,4%. Esse seria o resultado anual mais fraco desde 2009, quando as vendas se retraíram 1,04%

Estados
No maior mercado consumidor, São Paulo, comercializou-se em outubro 1,2 milhão de litros de óleo diesel – 8% a mais que no mês anterior.

Contudo, foi o Rio Grande do Sul que registrou o maior salto na demanda no intervalo entre meses. Em outubro, foram vendidos no estado gaúcho 342,4 mil litros do derivado, contra 292,8 mil litros em setembro – alta de 17%.

Roraima e Amazonas foram os únicos estados brasileiros a computarem retração na demanda, de, respectivamente, 12% e 7%.

 

Fonte: BiodieselBR

Comentários 0