Actoil

Blog Actoil

Voltar

Alta do diesel pode aumentar demanda de energia elétrica

25 nov

 

A alta de 5% no preço do diesel pode afetar diretamente a demanda de energia elétrica em um momento que o racionamento de água é pauta do dia. Com o custo maior do combustível anunciado, parte dos usuários de geradores a óleo diesel deve mudar a composição de sua matriz energética. O tamanho do estrago pode ser medido pela participação dos geradores no suprimento das necessidades de consumidores brasileiros. Esse percentual é expressivo: cerca de 10% da ponta do SIN – Sistema Interligado Nacional.
 
O problema fica mais grave diante das respostas oficiais e de mercado. Aparentemente nenhuma ação foi anunciada por órgãos oficiais. E as empresas do setor elétrico podem ser surpreendidas com essa mudança. Um prejuízo de duas pontas: perde quem não se planejou para enfrentar o problema e quem deixou de oferecer soluções para o mercado.
 
O Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) divulgará no dia 27/11 o estudo “Uma Geração Distribuída (GD) Inadequada”, encomendado pela EPE, que avança no debate do tema e ilumina pontos que, segundo o próprio INEE, precisam ser aprofundados. O documento discute esse e outros problemas da GD e chama atenção para consequências da elevação de tarifas (do óleo diesel e da energia elétrica) na eficiência do planejamento energéticos e nos ganhos das empresas.
 
 
 
Fonte: Ambiente Energia

Comentários 0