Actoil

Blog Actoil

Voltar

Produção de palma da Indonésia crescerá 7% em 2015

10 nov

 

A produção de óleo de palma da Indonésia deverá crescer 7% no ano que vem e atingir 31,5 milhões de toneladas – contra 29,5 milhões de toneladas – conforme novos dendezais atinjam maturidade produtiva. Contudo, as exportações deverão cair conforme aumente a produção de biodiesel para consumo interno do país asiático. As projeções foram feitas pelo diretor da Associação Indonésia da Palma-de-Óleo, Derom Bangun.

O setor de palma vem enfrentando turbulências esse ano em função da queda nos preços. A cotação da commodity atingiu o ponto mais baixo em cinco anos em setembro passado quando a tonelada chegou a ser negociada por US$ 577 na Bolsa de Derivativos da Malásia. A pressão sobre os preços veio da produtividade melhor que a inicialmente esperada somada aos estoques recorde.

Biodiesel
Apesar do aumento da produção, as exportações de óleo de palma deverão recuar no ano que vem para 19,5 milhões de toneladas – contra 20 milhões de toneladas. Isso vai acontecer em virtude do aumento na produção de biodiesel que deverá crescer dos atuais 1,8 milhão de toneladas para mais de 2,8 milhões de toneladas.

A competitividade da commodity deverá ser estimulada pela desvalorização do ringgit da Malásia – moeda de referência no mercado de palma – frente ao dólar.

 

Fonte: BiodieselBR

Comentários 0