Actoil

Blog Actoil

Voltar

Produção de biodiesel dos EUA deve encolher em 2014

30 out

Não são boas as perspectivas de crescimento da indústria e biodiesel dos Estados Unidos

Projeções divulgadas essa semana pela Administração de Informação em Energia (EIA) do governo norte-americano como parte do Panorama de Curto-Prazo da Energia. O novo levantamento aponta retração de 9% na produção em relação ao ano passado.

Os técnicos do EIA preveem que a produção deste ano será de 81 mil barris diários (4,7 bilhões de litros) enquanto, no ano passado, a produção foi de 89 mil barris por dia (5,1 bilhões de litros). Nos dados semestrais de produção a tendência de queda já aparecia, mas era bem mais suave do que os novos números.

A expectativa para o próximo ano é que a indústria tenha uma recuperação moderada com a produção crescendo 3,7%. Ainda assim a produção de 84 mil b/d não será o suficiente para igualar o bom desempenho de 2013.

Insuficiente
Segundo a EIA, a produção da usinas norte-americanas também não deverá ser suficiente para atender toda a demanda do país. O mercado se tornou deficitário em 2013 quando o consumo superou a demanda em quase 930 milhões de litros. Esse ano o déficit se ampliará para um valor próximo dos 1,05 bilhões de litros.

Na relação entre produção e consumo, em 2014 a demanda será 18,2% maior que a produção, e cair para 16% no ano que vem.

 

Fonte: BiodieselBr

Comentários 0