Actoil

Blog Actoil

Voltar

Qualidade do diesel registra nova melhora em setembro

20 out

Foi divulgado o Boletim Mensal do Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis Líquidos Automotivos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) registra uma segunda melhora consecutiva na qualidade do óleo diesel consumido no país

Em setembro, o índice de não conformidade do derivado de petróleo teve uma leve queda, passando de 2,44% para 2,27%. Para se chegar a essa conclusão, os técnicos da ANP analisaram 6.744 amostras de óleo diesel coletadas em postos de todo o território nacional – à exceção dos Estados do Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia, onde a agência não fez o monitoramento durante o período.

Contudo, é quando se contrasta o resultado obtido no mesmo período no ano anterior que a melhora na qualidade do diesel torna-se mais evidente. O índice alcançado no mês passado representa uma evolução de mais de 20% em relação a setembro de 2013.

Alteração
O ranking das principais causas de reprovação de amostras de óleo diesel teve uma mudança em setembro. O “Teor de Biodiesel” – tradicional terceiro colocado – foi desbancado pelo “Enxofre”. E por uma razoável margem de diferença: 12,3% contra 9,9% das amostras rejeitadas.

O Aspecto e o Ponto de Fulgor – com, respectivamente, 40,7% e 33,3% – continuam sendo as duas maiores razões de desabono das amostras de óleo diesel analisadas pelos técnicos da ANP. 

Nacional
Dos estados brasileiros onde amostras foram recolhidas pela ANP, nove apresentaram aumento nos índices de não conformidade em relação ao trimestre anterior.

O Amapá foi a unidade federativa a registrar o maior salto no índice entre os trimestres – 2,6%. Nos demais estados, os aumentos foram bem mais sutis, não ultrapassando a barreira do 1%.

 

Fonte: BiodieselBr

Comentários 0