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Dependência de diesel importado vai mais que dobrar nos próximos 10 anos, segundo ANP

09 mar

A dependência brasileira de óleo diesel importado em 2025 será de 24,3 bilhões de litros, segundo estimativa apresentada em reunião realizada pelo Grupo de Fluxo Logístico da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Atualmente, o país importa aproximadamente 11 bilhões de litros/ano de diesel fóssil para abastecer o mercado nacional.

A previsão era de que o Brasil se tornasse autossuficiente na produção de óleo diesel nos próximos 10 anos, mas o adiamento para início de operações das duas refinarias brasileiras para processamento de diesel – Abreu e Lima, em Pernambuco e Comperj, no Rio de Janeiro –, acompanhado pela crise na Petrobras, mudou as previsões da Agência. De acordo com os novos dados, a dependência externa de diesel fóssil vai mais que dobrar nos próximos 10 anos.

Para o consultor técnico da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) e professor PhD, Donato Aranda, esta é uma oportunidade fantástica para o biodiesel. De acordo com o especialista, que participou da reunião na ANP, com os investimentos adequados, o Brasil poderia aumentar sua produção de biodiesel dos atuais 4,2 bilhões de litros por ano para 10 bilhões de litros, ajudando a aliviar a dependência brasileira do combustível fóssil importado.

Essa produção de 10 bilhões de litros poderia ser facilmente alcançada até 2020, e representaria uma mistura aproximada de 15% de biodiesel ao diesel fóssil, bastando para isso uma decisão política sobre a previsibilidade desse avanço da participação do biocombustível na Matriz Energética Brasileira.

“Além de todos os benefícios ambientais proporcionados pelo uso do biodiesel – um combustível renovável, que reduz as emissões de gases do efeito estufa – o incentivo à produção e uso do biodiesel reduz a dependência brasileira de combustível importado e traz impactos positivos à balança comercial do país”, explicou Aranda.

Aprovado por unanimidade no Congresso Nacional e transformado na Lei 13.033/2014, o uso da mistura de 7% de biodiesel ao diesel fóssil (B7) comercializado no Brasil foi destacado pelos parlamentares como uma decisão importante para o país. O B7 impacta positivamente a Balança Comercial Brasileira, na medida em que reduz a dependência nacional da importação de diesel em 4,2 bi de litros/ano, o que representa uma economia anual de aproximadamente USD$ 2,7 bilhões ao país.

 

Fonte: Ubrabio

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