Actoil

Blog Actoil

Voltar

Produção de biodiesel da China ultrapassa 1 bilhão de litros, diz USDA

02 fev

Embora não exiba no setor de biocombustíveis a mesma pujança que apresenta em outros ramos econômicos, a China está longe de ser um ator desprezível no contexto global.

Segundo um relatório elaborado em 2014, mas divulgado apenas recentemente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de chinesa de biodiesel para o ano de 2014 foi estimada em 1,13 bilhão de litros – um crescimento de 5% sobre o resultado de 2013.

Embora positivo, esse crescimento é decepcionante quanto comparado aos 18% que a indústria havia crescido entre 2012 e 2013. Segundo o USDA, as importações de biodiesel barato de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) – bloco que inclui países produtores do biocombustível como a Indonésia e a Malásia – reduziram as margens das usinas chinesas, tirando atratividade do negócio.

A produção também é limitada pela falta de matéria-prima no mercado. Praticamente todo o biodiesel fabricado na China é derivado de óleos e gorduras reaproveitados (OGRs), que tem oferta limitada. Em 2013, o governo chinês descobriu que empresas estavam reprocessando o óleo usado para revendê-lo para consumo humano. Essa descoberta levou a um endurecimento nas leis para o reuso desse material, o que permitiu um incremento na produção de biodiesel.

Ranking
Embora não baste para colocar a China na cabeceira dos rankings internacionais de produção, vale destacar que esse é um resultado substancial para um país que não conta que qualquer esquema de mistura obrigatória. O único incentivo que a indústria recebe é um abatimento de um imposto sobre consumo com alíquota de 5%.

O que o país tem de sobra é escala. Em 2014, apenas no setor de transportes a China consumiu 140 bilhões de litros – cerca de duas vezes e meio o que o Brasil consumiu no ano de 2013 (os dados de 2014 ainda não estão fechados). Com base nesses números, é possível dizer o patamar de mistura na China está abaixo dos 0,2%.

Mesmo assim, a China conta com 53 usinas de biodiesel com uma capacidade produtiva total de 4 bilhões de litros.

 

Fonte: BiodieselBr

Comentários 0